VisitaTécnica a Delegacia da Receita Federal e ao Porto Seco de Novo Hamburgo

No dia  29 de outubro de 2014, um grupo de estudantes de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT, sob a coordenação do Prof. Sebasteão Zeno, visitou a 10ª Delegacia da Receita Federal (RFB) em Novo Hamburgo e o Porto Seco, onde os acadêmicos puderam entrar em contato com esse importante órgão de fiscalização de receitas federais.

O grupo foi recepcionado pelo Delegado da RFB, Sr. Luiz Fernando Lorenzi,  que efetuou palestra sobre “o papel da Receita Federal frente a sociedade”, em seguida o Auditor Sr. Márcio Nestor de Lima, apresentou toda a estrutura física e procedimentos administrativos do órgão. Após o grupo dirigiu-se até o Porto Seco, acompanhado do Auditor Sr. Marcelo Lodeiro para efetivação da Visita Técnica.

Os temas abordados pelos fiscais foram, principalmente:

–        Planejamento da receita tributária de competência das delegacias regionais;

–        Refis para cumprimento desse planejamento em caso de desaceleração da economia, para não comprometer os compromissos do Governo Federal;

–        Fiscalizações e autuações;

–        Desembaraço aduaneiro;

–        Importação de mercadorias no sistema draw beck;

–        Contrabando;

–        Descaminho;

–        Apresentação e confirmação do cão que fareja drogas;

–        Entre outros.

O grupo foi bastante participativo, questionando os fiscais em prováveis dúvidas diárias em sua profissão de contador. Foi apresentado também ao grupo o balcão de atendimentos e forma de se dirigir a Receita Federal, tanto para pessoas físicas como o agendamento para pessoas jurídicas.

Todos acharam muito proveitosa e importante a visita, sendo endossada pelo Prof. Zeno e pelo Coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Sérgio Nikolay.

Aguardamos para o futuro maior adesão dos alunos, pois essas visitas são de suma importância na complementação dos estudos e formação profissional dos acadêmicos.

SAM_3923

SAM_3926


Os comentários estão desativados.