Eu faço a diferença

Espaço reservado aos alunos de Ciências Contábeis da FACCAT para registrar suas conquistas e vitórias no âmbito acadêmico e profissional.

Participe, enviando o texto para contabeis@faccat.br.

____________________________________

Despedida do Coordenador do Curso- Professor Sérgio Nikolay

____________________________________

Formanda 2019,  recebe Diploma de Mérito

No dia 27 de outubro, no campus da Faccat, a egressa Natalí de Fátima Pandolfo, foi agraciada com o diploma de mérito, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, como aluna-destaque, por seu desempenho acadêmico.

Na oportunidade, representando o Conselho Regional, o contador Cristiano Gomes, juntamente com o diretor-geral das Faculdades Integradas de Taquara, Prof. Delmar Henrique Backes, e o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, realizaram a entrega.

____________________________________

Aluna do Curso de Ciências Contábeis é Rainha Festa da Colônia de Gramado/RS.

Nome: Sany Amélia Bergamo, 18 anos, aluna do curso de Ciências Contábeis, é a Rainha da festa da colônia de Gramado/RS, que ocorrerá no dias 26 e 27  de maio de 2017.

15_04_2015_26FestadaColonia, Corte da Festa, Rainha Sanny Bergamo. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

____________________

Alunos do Curso de Ciências Contábeis realizam Campanha em prol do Lar Padilha.

Alunos do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara, com auxilio do professor Wilson Rodrigues Medeiros, da disciplina de Auditoria Governamental e apoio da Coordenação do Curso, realizaram uma campanha de produtos de higiene e limpeza e alimentos para o Lar Padilha, da cidade de Taquara/RS, onde arrecadaram uma quantidade significativa de mantimentos para o lar, no sábado pela manhã, dia 18 de junho de 2016, realizaram a entrega. Levaram também, cachorro quente e refrigerante para as crianças.

Campanha 3      Camapnha 2 Camapnha 2      Campanha 1

____________________________________________

Teoria e Prática Cambial – Semestre II/2014
 
 
 
Disponibilizar ao mercado de trabalho profissionais preparados e qualificados para as exigências diárias é uma tarefa cada vez mais difícil para o nível superior. Na Faccat não é diferente, porém com um obstáculo a mais que a maioria das outras universidades, o acadêmico da Faccat tem um perfil de trabalhador durante o dia e estudante à noite, que o traz, muitas vezes, cansado para a sala de aula e emocionalmente envolvido com suas atividades profissionais. Por isso, o desafio é grande de ambas partes, necessitando que o ambiente em sala de aula seja o mais atrativo e dinâmico possível, mas não esquecendo que o esforço de ir além dos horários na Faccat.
 
A partir dessas prerrogativas, a disciplina de Teoria e Prática Cambial no semestre II/2014 buscou desenvolver condições para auxiliar no processo de transformação e qualificação profissional de 66 alunos (zero desistência). Num primeiro momento, houve a necessidade de disponibilizar e transferir as informações e conceitos envolvidos com a disciplina, passando em seguida as formas de como apurar os resultados e então, de criar as melhores estratégias para as necessidades das partes envolvidas. Por fim, como o próprio título da disciplina mostra, a prática. E como aplicar a prática nesta turma de 66 alunos? Quantos conseguem ir numa visita técnica? Trazer palestrantes? Pedir estágios? Aplicar cases?
 
“A partir de uma rica experiência no passado, decidi criar um ambiente em sala de aula para simular o mercado de câmbio brasileiro, com suas reais características e variáveis.”
 
Assim a sala de aula se transformou em um grande mercado de câmbio, dividido entre bancos e empresas, onde cada parte (equipe) possuía suas respectivas estratégias e objetivos a serem alcançados durante o dia, convivendo com a oscilação cambial, que influencia diretamente nos resultados das partes. É a oportunidade de aliar os conhecimentos técnicos à prática.
 
Além de compor a nota do G2, para tornar as simulações mais atrativas e estimular a entrega dos alunos, os melhores resultados são premiados com bônus nas respectivas notas. Isso eleva ainda mais a competitividade e até, exaltam-se os ânimos dos alunos, gerando as condições favoráveis para que as reais emoções possam ser desfrutadas e vivenciadas, o que é muito difícil de criar em sala de aula. Entretanto, no semestre II/2014 superou-se a expectativa, como revelam os próprios acadêmicos, com relatos de passarem boa parte das noites das simulações sem conseguirem dormir direito, tamanha a adrenalina e exaltação vivida em sala de aula, além de compreenderem a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos através de atividades lúdicas e dinâmicas.
 
 
teoria e pratica cambial 3teoria e pratica cambial 9
 
 

Professores do Curso  recebem homenagem de 25 anos de atividades na docência

No dia 15 de setembro de 2014, no auditório Padre Bruno Hammes, da Unisinos, ocorreu o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores dos Cursos de Ciências Contábeis, organizado pela Comissão de Estudos do CRC – RS, Conselho Regional de Contabilidade, paralelamente realizou-se a entrega da distinção do Mérito Docência Universitária aos contadores que exerceram atividades na área da docência do ensino superior em Contabilidade por 15, 25 ou 30 anos, onde os professores Lauri Natalício Fries e Oscar Luiz da Silveira Scherer foram agraciados na categoria de 25 anos.

Foto homenagem


IX Encontro da Mulher Contabilista e I Encontro de Jovens de Liderança Contábil – Santos

Entre os dias 27 a 30 de novembro de 2013, tive a oportunidade de participar do IX Encontro da Mulher Contabilista e I Encontro de Jovens de Liderança Contábil, o evento ocorreu a bordo do magnífico navio MSC Preciosa, onde tivemos a oportunidade de assistir  várias palestras da área, com grande foco, na valorização da classe,  como também o talk-show mediado pela apresentadora Glória Maria, com participação de grandes personagens, como: Cissa Guimarães, Magic Paula, Maria da Penha,  Josie Antello e Célia Sacramento,  que teve como tema “Mulheres que fazem a diferença”.  Oportunamente assistimos a  peça teatral: Doidas e Santas, com a atriz Cissa Guimarães.

O evento ocorreu através de um cruzeiro marítimo, seguindo o roteiro de Santos, Búzios, Ilha Bela e retorno a Santos, do qual desfrutamos lindíssimos passeios, conhecendo suas praias e suas culturas.

  Carla Gomes

Acadêmica do Curso de Contábeis

100_3989100_4103

DSC05456


Artigo selecionado: XIII Semana de Engenharia de Produção Sul-americana – SEPROSUL 2013.

Eu, Nádia Heloisa Fischborn, aluna formada no ano de 2011, do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara, estou muito honrada e feliz em ter conquistado a aceitação e aprovação do artigo “Perfil e expectativas de alunos de Ciências Contábeis e a relação com as demandas profissionais do mercado”, para apresentação e publicação nos Anais da XIII Semana de Engenharia de Produção Sul-americana – SEPROSUL 2013.

O referido artigo, feito com a orientação do Prof. Dr. Carlos Fernando Jung e realizado para conclusão do curso (TCC), apresentou os resultados de uma pesquisa exploratório-descritiva que teve por finalidade analisar o perfil de alunos do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara, a capacitação profissional e o desenvolvimento das habilidades pelo processo didático-pedagógico para atender as demandas do mercado de trabalho na área contábil. O estudo também analisou as expectativas dos alunos para verificar o grau de satisfação dos mesmos com os procedimentos que o curso tem proporcionado durante o processo de ensino-aprendizagem.

É preciso salientar que todos os resultados positivos obtidos na realização do artigo são conseqüências também da competência dos professores Dr. Carlos Fernando Jung e Sergio Antonio Nikolay, pois a orientação e ajuda deles foi fundamental para a realização do trabalho.

Essa conquista é muito gratificante e demonstra que valeu a pena todo o esforço e estudo depositados na realização do trabalho, pois é muito bom obter resultados positivos quando sabemos das dificuldades enfrentadas naquilo que desenvolvemos com dedicação.

Nádia Heloisa Fischborn10000


 
Sobre o Rallye Faccat de 2 de junho de 2012
 
 

 Apesar de ainda serem poucas, as mulheres são facilmente percebidas neste tipo de esporte, afinal, não é toda mulher que tem a coragem colocar o seu veículo em um rallye e disputar em igualdade com os homens.

Estive presente nas ultimas 4 edições do Rallye Universitário e este é o segundo ano consecutivo que ganhamos o primeiro lugar feminino. Destaco a integração com os demais competidores, a partir do encontro promovido no local da largada (praça) onde, chegando cedo, há tempo para tomar um chimarrão e encontrar os amigos.

Nos últimos 2 anos conseguimos trazer 5 equipes (todas masculinas) para acompanhar-nos na competição e estamos sempre divulgando o evento, que é uma saudável competição. No trajeto, passamos pelo interior das cidades da região onde conhecemos lugares lindos, que jamais imaginávamos encontrar.

Aproveito para parabenizar a Equipe Organizadora, o TAC e a FACCATpor incentivar este evento, pois o Rallye está se superando a cada ano e o percurso e as pegadinhas estão cada vez melhores.

Não é a toa que a prova é considerada a maior do estado!

Patricia Marmitt – Acadêmica

     



Visita a Artecola – Campo Bom

No dia 14 de abril de 2012, a turma da Pós-Graduação do curso de Gestão Contábil da FACCAT esteve em visita técnica na empresa Artecola de Campo Bom/RS com o objetivo de conhecer um pouco de seus controles internos, que são de extrema importância para a gestão empresarial, contribuindo diretamente para o sucesso desta empresa.

Em participação a esta visita, aprendi e conheci os controles estratégicos usados pela empresa, controles esses que possibilitaram avaliar, medir, apurar, conhecer e controlar os seus produtos. Com a estratégia dos controles, a Artecola pode expandir seus negócios e avaliar sua diversificação tanto de produtos já introduzidos no mercado, quanto à demanda por regiões.

Atualmente, a Artecola apresenta uma estratégia de negócio que proporciona um diferencial competitivo muito grande no mercado e valorizando toda sua equipe que é a responsável por este sucesso.

Concluí com esta visita, que o sucesso de cada negócio está em seus controles e em sua equipe que aplica, controla e avalia. O resultado de tudo isso é igual à sustentabilidade no mercado e retorno financeiro a todos. Portanto, eu faço a diferença por utilizar controle como um ferramenta de gestão estratégica.


Sinara Pereira de Mello – Acadêmica

 


 

Prof. Luís Antônio Licks Missel Machado é destaque na internet

As notícias veiculadas na mídia sobre índices econômicos têm causado impacto político no País. Muitas empresas e cidadãos as seguem como parâmetro em tomadas de decisões estratégicas, seja para o seu empreendimento ou mesmo para sua vida pessoal.

Dentro desse contexto, desde fevereiro de 2012, a pedido do portal JP News (www.oprogressoonline.com.br), o professor da FACCAT, Luís Antônio Licks Missel Machado, articulou pelo WordPress o blog www.luisantoniolicks.wordpress.com com várias abordagens de temas econômicos.

O objetivo do blog é trazer notícias em liguagem simples, e absolutamente disvinculadas de qualquer objetivo tendencioso. Assim, o professor entende que presta um serviço de utilidade pública à população em geral, desmistificando a linguagem técnica e demonstrando que, na maioria das notícias da grande mídia, há apenas “previsões”, que na maioria das vezes não se concretizam.

A partir da leitura fácil dos artigos publicados, o cidadão passa a ter melhores condições de compreender o que realmente está acontecendo no país, e pode melhor se preparar para a própria vida.

Aproveite para dar uma conferida no blog. Participe dos debates a partir da postagem de respostas aos temas lá propostos. Já são quase mil acessos de usuários diferentes em apenas dois meses.


CRC-RS – Entrevistas com Bacharéis/2011

A convite do CRC-RS, o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Professor Sérgio Antonio Nikolay, juntamente com as alunas Paula Masera, Liane Jaqueline Schilling da Silva e Nadia Heloisa Fischborn, participaram no dia 20 de dezembro de gravações para dois programas que serão transmitidos pela Rádio CRC-RS, sob o comando do conselheiro e Contador Sr. Luciano Biehl.

Foi abordado o tema “Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, sua sistemática, importância e relevância na vida academia e profissional”, com ênfase na aplicabilidade do conhecimento contábil.

“Nós, Liane, Nádia e Paula, alunas formadas do ano de 2011, do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara, fomos convidadas pelo prof. Sérgio Nikolay a participar de uma gravação do programa de rádio na sede do Conselho Regional de Contabilidade – CRC RS, no dia 20 de dezembro de 2011, em Porto Alegre.

Primeiramente ficamos curiosas, pois não sabíamos ao certo o que teríamos que fazer, visto que nunca tínhamos passado por uma experiência parecida, mas ao mesmo tempo nos sentimos honradas e felizes por podermos participar deste novo desafio.
Ao chegarmos lá, o professor Nikolay e nós, fomos recebidos pelo sr. Luciano Biehl, responsável pela apresentação do programa de rádio do CRC-RS, o qual nos passou todas as orientações necessárias para a gravação.

Ele comandou a gravação fazendo perguntas em relação aos nossos Trabalhos de Conclusão de Curso. Durante a gravação, tivemos a oportunidade de falar sobre o tema de nossos trabalhos, as dificuldades que enfrentamos na realização dos mesmos, os resultados das pesquisas, a satisfação de termos conseguido chegar com êxito ao final desta etapa de conclusão do curso, além de comentar sobre as “temidas” bancas para a apresentação dos TCC’s. O professor Nikolay também participou da gravação, fazendo comentários pertinentes ao assunto e em relação à faculdade.

Esta oportunidade foi algo inexplicável e muito satisfatório, visto que tivemos a chance de participar de uma experiência totalmente nova para todas nós e que com certeza ficará marcada em nossas memórias.”

Liane Jaqueline Schilling da Silva
Nádia Heloisa Fischborn
Paula Daiana Masera


Experiências 2011

“Amigos e colegas do Curso de Ciências Contábeis!

Venho aproveitar o espaço “Eu faço a diferença” para compartilhar com vocês algumas experiências que tive no decorrer do desenvolvimento do meu trabalho de conclusão de curso, durante este ano de 2011.

Entre os meses de outubro e dezembro, além das atividades relacionadas ao TCC, nós, do Curso de Contábeis, tivemos a oportunidade de participar de alguns eventos relacionados à área contábil, que muito contribuíram para o nosso crescimento acadêmico e profissional.

No meu caso, especificamente, em outubro, pude participar da IX Mostra de Iniciação Científica da FACCAT, onde relatei aos muitos acadêmicos participantes do evento, que se reuniram no auditório da instituição, o trabalho que desenvolvi com base na adoção da normatização contábil internacional, com o título Normas Internacionais de Contabilidade: um estudo acerca da legalidade e obrigatoriedade de adoção das IFRS nas pequenas e médias empresas do Brasil. Obviamente, me vi um pouco nervosa frente a tantos olhos críticos que me observavam, mas já digo para aqueles que terão esta oportunidade futuramente, que quando desenvolvemos um trabalho com dedicação e estudo, não há como estarmos inseguros frente à apresentação e ao conteúdo que nós mesmos desenvolvemos e temos pleno domínio. Então, o resultado só pode ser gratificante, com o reconhecimento do nosso desempenho.

Neste mês de dezembro, participei do II Encontro de Controladoria e Finanças do PPG em Ciências Contábeis, na Unisinos, onde também tive a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido por mim, além de poder trocar experiências com colegas de outros municípios e de outras instituições de ensino.

Ainda neste mês de dezembro, uma surpresa para mim: irei, juntamente com outros colegas formados neste ano pela FACCAT, gravar um programa da TV CRC-RS, onde iremos relatar aspectos relevantes do nosso trabalho de conclusão.

Em suma, posso afirmar que este ano, apesar de todos os obstáculos que tive de enfrentar para concretizar o TCC e a tão esperada formatura, foi o ano que mais me acrescentou conhecimentos e experiências, junto a colegas, professores e demais profissionais do ramo contábil, que motivaram em mim, assim como nos colegas de formatura, um amadurecimento frente às necessidades da nossa profissão.

Aos colegas, digo: aproveitem as oportunidades oferecidas pela nossa instituição de ensino, pois são extremamente válidas e proveitosas para que possamos evoluir e nos atualizar.”

Paula Daiana Masera
19/12/2011

Turma afinada
Depoimento do acadêmico Rafael Krummenauer

Colegas, neste semestre tive a oportunidade de cursar a cadeira de Administração Financeira sobre a orientação do Prof. Nikolay.

O semestre começou como normalmente todos os demais, ou seja, algumas pessoas se conheciam, algumas já tinham se visto em outras cadeiras, mas a maior parte ainda não se conhecia.

A disciplina se mostrou bastante complexa e as dificuldades acabaram reunindos os colegas. Assim, tivemos aulas em sábados e depois destas aulas confraternizações.

No dia 19 de novembro, estivemos na casa do professor Nikolay comendo um belo churrasco e degustando uma cervejinha artesanal.

Quero recomendar aos demais alunos da disciplina estes momentos. Organizem, conversem, se conheçam, pois o aprendizado do curso vai muito mais além do que aquele adquirido nas salas de aulas. Ele está nas conversas de corredor, nas amizades, nas discussões sobre as experiências e principalmente nas confraternizações.

Posso garantir que turmas afinadas como esta aprendem muito mais e passam bem menos dificuldades. Quer dizer, no mínimo, sofrem juntas!


A Mais Bela Gaúcha 2011

“No dia 24 de outubro de 2011 participei da final do concurso “A Mais Bela Gaúcha”, promovido pela TV Pampa, e fiquei em terceiro lugar, como 2ª princesa. Entrei no concurso com o objetivo de representar nosso estado no Miss Mundo Brasil, e mostrar a todos não só beleza, mas inteligência, disciplina, persistência e garra da mulher gaúcha.

Como fui escolhida segunda princesa, não terei a oportunidade de usar a faixa do Rio Grande do Sul, mas de certa forma estarei representando nosso querido estado através da Ilha dos Lobos, que fica em Torres. Me sinto vitoriosa, pois dentre 5 mil inscritas eu fui eleita a terceira e faço parte da corte do concurso “A Mais Bela Gaúcha”.

O Miss Mundo Brasil ocorre no dia 5 de Maio de 2012 e conto com a torcida de todos!”

Fernanda Duarte
Acadêmica de Ciências Contábeis da Faccat


Desafio SEBRAE 2011

Os acadêmicos Emerson Rollof Bertini e Caiã Brocker dos Santos, juntamente com Luís Eduardo Dias do Curso de Administração e com Norlei Braz de Souza, estudante de Administração da UCS, ficaram em 2º lugar no fase estadual do Desafio SEBRAE 2011, no mês de novembro e disputarão a final em Brasília.


Nós fazemos a diferença, nossa classe contábil está de parabéns!

Participamos da XIII Convenção de Contabilidade do RS nos dias 24, 25 e 26 de agosto na cidade de Gramado. O evento proporcionado aos profissionais e estudantes da classe contábil cumpriu com o propósito de atualização, ampliação do conhecimento técnico, integração e trouxe dicas para melhor administrar a vida, tanto no aspecto profissional como no pessoal. O sucesso do evento é de todos que lá estiveram.


Da esquerda para a direita: Simone, Valquíria, Nestor, Nara, Valdete,
Nikolay, Fernanda, Inês, Fernanda, Cristiano, Regina, Elis, Silvia e Clineo

Confraternização

Durante o transcorrer da disciplina de Estágio Supervisionado 2011/1 os alunos prestaram serviços da área contábil, tais como assessorias e consultorias à pessoas físicas e jurídicas, bem como elaborações de auditorias, de orçamentos, de declaração de IRPF e de palestras aos acadêmicos, colocando em prática o aprendizado obtido durante todo o curso, além de compartilharem as suas experiências com os colegas e profissionais da área.

As atividades do semestre foram finalizadas em uma confraternização realizada no dia 26/06. Durante o encontro, estiveram presentes o Prof. Sérgio Nikolay e os alunos Karen, Sandra, Renata, Andréia, Luciano, Mabel, Paula, Daiane, Evandro e Cristiano.


Intensivo de verão

Durante o transcorrer da disciplina de Contabilidade Internacional (Intensivo de Janeiro/2011), ministrada pela Profª Caroline Orth, os alunos formaram grupos de trabalhos e foram desafiados pela professora a apresentar em sala de aula o resultado das pesquisas, de forma criativa, sobre os CPCs – Comitês de Pronunciamentos Contábeis. O grupo, formado pelas acadêmicas Carla Gomes, Cheila Marco da Silva, Sandra Kurowski, Sandrine Mosara Brocker e Rocheli Cristina Schmitt, após a apresentação do trabalho fez uma atividade com perguntas sobre o assunto apresentado, e dois grupos ficaram empatados na disputa. Registramos a alegria dos vencedores com o aprendizado obtido. Vide fotos abaixo.



Paula Masera, Carla Gomes e Michele Pacheco


As acadêmicas Paula Masera, Carla Gomes e a ex-acadêmica contadora Michele Pacheco participaram do Conexão Faccat, no estande do Curso de Ciências Contábeis, nos dias 20 e 21 de outubro de 2010.

 



Professsor Jorge Bento Souza


Professsor Jorge Bento Souza é destaque no Jornal do Comércio, do dia 20 de outubro de 2010. Clique aqui e veja a reportagem.



Cristina Rolim

A acadêmica Cristina Rolim participou do programação do V Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis da FACCAT e VI Encontro das Escolas de Ensino Médio da Região, no dia 29 de maio de 2010, com uma brilhante apresentação musical, acompanhada de sua irmã Juanita (aluna de Psicologia) e do seu pai, sr. João Rolim.

 


 

Sandra Kurowski, Jean Vieira e Tiago Kerschner

Os acadêmicos Sandra Kurowski e seus colegas Jean Vieira e Tiago Kerschner participaram, no dia 15/04/10, do III Seminário Estadual de Gestão Profissional no Terceiro Setor. Uma oportunidade muito importante em que agregraram conhecimentos sobre a nova Lei da Filantropia – Lei 12.101 e também sobre as novas regras para a Contabilidade do Terceiro Setor.